PLATAFORMA ALGARVE LIVRE DE PETRÓLEO – Sessão Aberta

SEX. 1 SETEMBRO | 21h30

BILHETES: Entrada livre

Sem o conhecimento da população, foram assinados 8 contratos de direitos de pesquisa, prospecção, exploração e produção de petróleo e gás natural, no Algarve.

A exploração de hidrocarbonetos comprometerá as principais actividades económicas da região – Turismo, Pesca tradicional, Aquacultura e Agricultura. Os riscos para os ecossistemas, a saúde da população e a economia da região, são enormes.

Portugal é um país sem tradição petrolífera, num momento em que o desinvestimento é uma realidade e, em todo o mundo, se procuram alternativas que levem à descarbonização, não faz sentido iniciar um processo já retrógrado. A aposta na investigação e projectos-piloto de aproveitamento da energia solar, eólica, das ondas e marés poderá permitir-nos a independência energética.

A PALP-Plataforma Algarve Livre de Petróleo de que fazem parte cidadãos anónimos e organizações ambientalistas nacionais e internacionais, aceitou o desafio proposto pelo Teatro Lethes para promover um debate em que especialistas nos esclareçam sobre um tema tão preocupante.

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………….