EXTENDED HORIZONS

Ciclo Lethes Clássico / OCS – Orquestra Clássica do Sul

QUI. 9 FEV / 19h00

Bilhetes: 7,50€

Duração: 45 a 60’ // M/6

Samuel Coleridge-Taylor viveu uma vida curta de apenas 37 anos. No entanto, foi bastante prolífico e conquistou um lugar de destaque nas primeiras décadas do século XX. O seu percurso ascendente é também um marco numa sociedade de valores vitorianos, ao reconhecer a um compositor negro um lugar entre os pares mais assinaláveis do seu tempo.

Alan Shulman nasce nos EUA numa família emigrada do império Russo, crescendo rodeado pela música, onde sobressai o seu carácter de criança-prodígio. Enquanto violoncelista, toca nas melhores orquestras americanas e dá forma ao mítico Stuyvesant Quartet. Enquanto arranjador, colabora com Frank Sinatra, Nat King Cole ou Ella Fitzgerald. Já como compositor de pleno direito, e apesar de um percurso académico brilhante e do contacto regular com os mais importantes compositores do século passado, sua obra ainda está por descobrir e explorar.

Este concerto propõe a extensão dos nossos horizontes enquanto ouvintes, redescobrindo dois compositores cuja obra carece de maior disseminação, dando-se ambas as obras a ouvir como prováveis estreias nacionais. É também um testemunho da vivacidade das linguagens do século XX, apresentadas na combinação tão especial que é o quarteto de cordas com clarinete.

Programa

SAMUEL COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912)

Clarinet Quintet, Op.10

ALAN SHULMAN (1915 – 2022)

Rendezvous 

Agrupamento de Música de Câmara

Violinos, viola, violoncelo, clarinete

Promotor: OCS – Orquestra Clássica do Sul

Bilhetes