VIRTUOSISMO RUSSO
Lethes Clássico
Orquestra Clássica do Sul

Qui. 26 AGOSTO // 19h00
Duração: 60 min
Bilhetes: 7€
M/6


Apenas 30 anos separam duas obras que não poderiam ser mais diferentes – por um lado o virtuosismo quase acrobático da música de Prokofiev, por outro a sentida homenagem de Arensky ao seu amigo e mentor.

Notas ao Programa:
A música de Tchaikovsky tornou-se uma incontornável influência para toda uma geração de compositores russos. Quando Arensky se tornou professor no Conservatório de Moscovo conheceu finalmente Tchaikovsky, que se tornou seu grande amigo e mentor.

Após a morte deste, em 1893, Arensky compôs o seu segundo Quarteto como forma de homenagear a memória do amigo desaparecido; o segundo andamento deste quarteto é, tão apropriadamente, uma série de variações sobre uma das canções infantis op. 54 de Tchaikovsky intitulada ‘Lenda’ ou ‘Coroa de Rosas’. 

Pouco mais de 30 anos depois, Prokofiev era um dos muitos expatriados russos a viver em Paris. Enquanto trabalhava na sua segunda Sinfonia, a convite de Kossevitzky (responsável também por obras de Stravinsky, Ravel, Gershwin, Copland, Bartok, entre outros) surgiu em 1924 a encomenda para escrever ‘Trapèze’ – um ballet para uma pequena companhia de dança itinerante, inspirado na vida do Circo. Foi uma das suas partituras mais radicais até então – pela economia de instrumentação (apenas 5 músicos), pela contraposição de diferentes harmonias e pela irregularidade rítmica. Talvez por isto seja frequentemente comparada à ‘História do Soldado’ de Stravinsky. E foi desta partitura que Prokofiev extraiu elementos para escrever o seu Quinteto op.39.

Programa
S. PROKOFIEV (1891-1953)
Quinteto em Sol menor, op. 39Tema con variazioni
Andante energico
Allegro sostenuto, ma con brio
Adagio pesante
Allegro precipitato, ma non troppo presto
AndantinoA.

ARENSKY (1861-1906)
Quarteto de Cordas nº 2, em Lá menor,
op. 35aModerato
Variações sobre um tema de Tchaikovsky.
Moderato
Finale. Andante sostenuto

Agrupamento de Câmara
Oboé, Clarinete, Violinos, Viola, Violoncelo,
Contrabaixo