LIÇÕES DE VOO

Companhia: Teatro de Marionetas do Porto (Porto)

No âmbito do Festival FOMe – Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres

Duração: 45 min

Público Alvo: M/3

SEX. 17 e SÁB. 18 SET’21/ 21h00

Entrada gratuita

Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome. Esta ideia dá sequência a uma experiência de colaboração realizada em 2013 em Pelos Cabelos, a qual se revelou muito estimulante.
Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo conceito é o desejo de voo, o secreto desejo humano de realizar o irrealizável.
Poética recorrente no trabalho da encenadora, que tem percorrido e explorado esse território em formatos muito diversos. É também, pela experiência de cruzamento multidisciplinar que as marionetas tanto a inspiram e têm sido matéria central, capaz de responder às suas motivações criativas.
Lições de voo, é uma criação para maiores de 3 anos sobre a poética do ar, dos sonhos e do voo, num lugar especial onde cada um pode experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção de descolagem.
Lições de voo é a nossa viagem com o público até lá, onde todos somos pessoas/pássaros do vento.

Conceito e encenação: Isabel Barros // Marionetas: Hernâni Costa Miranda, a partir das ilustrações de João Vaz de Carvalho // Música: Carlos Guedes // Desenho de luz: Filipe Azevedo // Figurinos: Cláudia Ribeiro // Cenografia: Coletivo // Criação de textos: Isabel Barros, Micaela Soares e Vítor Gomes // Adaptação para Língua Gestual Portuguesa: Joana Cottin // Preparação vocal: Shirley Resende // Interpretação: Micaela Soares e Vítor Gomes // Operação de luz e som: Filipe Azevedo // Construção de marionetas: Hernâni Costa Miranda e João Pedro Trindade // Construção de cenografia: Carlos Lima // Confeção de figurinos: Marlene Rodrigues (costureira), Sofia Silva e Inês Mota (aderecistas) // Fotografia de cena: Susana Neves // Patrocínio: Lameirinho // Coprodução: Teatro de Marionetas do Porto e Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Reservas: 289 878 908