RECORDAÇÕES DE ITÁLIA
Ciclo Lethes Clássico
OCS – Orquestra Clássica do Sul

Qui. 22 ABR // 19h00
Bilhetes: 7€
Duração: 60’ // M/6

Memórias de dias felizes passados em Florença e revisitação moderna dos grandes mestres italianos do passado! Um concerto com obras de Casella e Tchaikovsky.

Depois de um e brevíssimo e desastroso casamento Tchaikovsky refugia-se em Florença onde finalmente encontra alguma paz de espírito para poder continuar a compor – aqui terminou a ópera ‘Dama de Espadas’ e avançou no seu sexteto de cordas, a última grande obra camerística que escreveria e que dedicou à Sociedade de Música de Câmara de São Petersburgo.
Como seria de esperar, o título Souvenir de Florence não é um retrato pitoresco da belíssima cidade italiana, ou alguma ligação a temas populares (como acontece no seu Capricho Italiano), mas antes materializa memórias de dias felizes!

Já no século XX, o proeminente compositor, pianista e maestro italiano Alfredo Casella, se por um lado foi um impulsionador da ‘nova música’, por outro foi um dos principais responsáveis pelo renascimento das grandes obras do período barroco (com particular atenção à música de Antonio Vivaldi).
A sua Serenata, revela uma total compreensão dos estilos e formas do Barroco e Classicismo italiano francês e alemão e, sob um prima modernista, recorda compositores como Torelli, Scarlatti, Corelli, Couperin ou Bach. 

PROGRAMA:
A. CASELLA (1883-1947) Serenata op. 46I. Marcia – Allegro vivace e ritmico


II. Notturno – Lento, grave
III. Gavotta – Vivacissimo e spiritoso
IV. Cavatina – Adagio molto e sentimentale ma senza parodia
V. Finale – Vivacissimo, alla Napoletana

P. I. TCHAIKOVSKY (1840-1893)
Souvenir de Florence, op. 70
I. Allegro con spirito
II. Adagio cantabile e con moto III. Allegretto moderato
IV. Allegro con brio e vivace

Agrupamento de Câmara
Clarinete, Fagote, Trompete, Violinos, Violas, Violoncelos

Bilhetes